Ritual do Útero
O Útero, mais do que um órgão do corpo físico, é um ninho que alberga as sementes divinas que vêm encarnar na Terra. Este simples facto é suficiente para entendermos como o útero é um local sagrado e o centro de poder feminino. É através dele que vivenciamos os nossos ciclos e as nossas fases, os verdadeiros momentos com que nós, mulheres, fomos e somos abençoadas ao longo da vida.
Todos os Seres são criados no útero da sua mãe.
Durante esse período de gestação, bebemos todas as suas emoções e sentimos
tudo aquilo que se passa no seu corpo, mente e espírito. O ventre é a
nossa realidade durante 9 meses e é a primeira referência que temos para a vida
humana.

Marcela Lobos foi a impulsionadora da expansão do Ritual do Útero pelo mundo. Ela é uma xamã, membro da Sociedade Four Winds, que recebeu o Ritual em Março de 2014, pelas mãos de um grupo de mulheres sábias do Amazonas, descendentes de uma linhagem ancestral de Mulheres Livres. Durante 10 anos, Marcela viveu os hábitos e processos destas mulheres, recebendo todos os ensinamentos que lhe foram passados por esta linhagem.
Ao final desse tempo, Marcela recebeu a mensagem de que o seu útero estava preparado para receber o 13o Rito do Munay-Ki: O Ritual do Útero.

Além de perceber que estava preparada para receber
esta benção,
Marcela soube que esta deveria ser transmitida ao maior número
de mulheres.
Em pouco tempo, 200 mulheres receberam o Ritual do Útero pelas suas mãos e, desde então, por todo o mundo o rito é passado de mulher para mulher, de útero para útero.
Este ritual chegou em 10o lugar, no seguimento dos 9 Rituais Incas Munay-Ki. No entanto, por forma a honrar o princípio feminino do ciclo lunar das 13 Luas, passou a chamar-se 13o Rito Munay-Ki. Não é necessário ser-se iniciado nos 9 Rituais Munay-Ki para se receber o Ritual do Útero.
A transmissão do Ritual do Útero é um momento solene em que despertamos e nos conectamos novamente com a nossa Sacralidade, e honramos o nosso Útero como o verdadeiro Templo Sagrado, guardião de toda a sabedoria ancestral de todas as mulheres que já estiveram, estão e que ainda estarão no Planeta Terra.